Consórcio Cultural do Conj. A. Franco e Adjacências.
Blog especializado em Politicas Públicas de Cultura, Ação Cultural, Novas Tecnologias e Cidadania Ativa.
Quarta-feira, 23 de Abril de 2008
PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE MAIO – GONZAGÃO 2008
Terças e Quintas, das 16 ás 17h30
Aula de Dança-Yoga.
Professora Iris Fiorelli - Formada em Hatha-Yoga, 2002, Barcelona- ES
Complexo Cultural Gonzagão promove aula aberta da dança-yoga
Marcelo Manzatti, São Paulo (SP) • 5/3/2008 18:14
Com o objetivo de buscar um contato mais próximo da população com duas modalidades de dança voltadas para a melhoria da qualidade de vida, notadamente no campo da saúde física, mental e emocional e no relacionamento interpessoal, o Gonzagão promove duas aulas abertas gratuitas com Dança-yoga no dia 06/03(quinta-feira) ás 16h e com Danças Circulares no dia 07/03, às 19h30.
A prática da yoga é mais difundidada como filosofia ou caminho do que como arte, entretanto, segundo K.S. Yengar, a yoga é uma arte espiritual. A palavra yoga, em sânscrito, significa união, trabalho, aplicação; é um caminho de auto-análise que se pode praticar. Estar presente, observando o próprio estado de presença, fazendo e ao mesmo tempo observando o que esta sendo feito, é uma etapa no caminho da integração. Dançar como o foco na auto- observação, buscar fluidez e consciência no movimento, na respiração, experimentando uma dança mais total.
A ministrante paulista Íris Fiorelli é professora de Yoga, formada pelo Método Shivananda, Barcelona (2003 e 2004). Dedica-se à dança profissionalizante atuando e ensinando desde 1992. Estudou várias técnicas como Balé Clássico, Flamenco, Dança Clássica Indiana, Reeducação do Movimento, Dança Contemporânea e Danças Brasileiras.
Em março de 2007, Íris chega a Aracaju com a Ong “Caravana Arco-íris Por La Paz”, tendo facilitado o contato com a yoga em vários estados brasileiros, para todas as idades, realidades sociais e étnicas. Atualmente, reside em Aracaju e atua também como artista clown na Cia. de Palhaços “O Mínimo”.
Mais informações:
José de Oliveira Santos – Diretor do Gonzagão – 8822-5963 complexogonzagao@yahoo.com.br
Maxivel Ferreira – Diretor-Presidente da Ong Ação Cultural e Coordenador do Encontro de Danças Circulares – 8815-1116 – maxidesigner@hotmail.com.br
www.overmundo.com.br/overblog/a-danca-da-vida
htttp://acaocultural.blig.ig.com.br
tags: cultura-e-sociedade
Fonte:Jornal da Cidade
Lú Spinelli
O Contato Improvisação é uma dança que trabalha o movimento através da comunicação, do jogo e da saúde, respeitando os limites e as necessidades de cada corpo. A dança vai surgindo da relação com o chão, com o espaço, com seu próprio peso e com o peso dos demais. Desenvolve habilidades físicas e perceptivas, refina os sentidos, podendo ir do sutil ao acrobático. A professora Iris Fiorelli é formada em Hatha Yoga, trabalha com Contato Improvisação desde 2005, ensina, organiza encontros e realiza performances por vários estados brasileiros e na Argentina. Começou seus estudos em 1997 com Tica Lemos, a introdutora desta técnica no Brasil, segue seus estudos com diversos professores de diferentes nacionalidades em festivais e workshops. O curso de Contato Improvisação fez parte dos cursos regulares do Studium Danças, sob o comando de Lú Spinelli e foi realizado nos dias 4 e 5. Aguardem o próximo!
Nenhum comentário encontrado.
Seja o primeiro(a) a comentar. Clique aqui para comentar
FLORIANOPÓLES
Entrando em Contato é um projeto de difusão, formação e intercâmbio da dança de Contato Improvisação e práticas afinadas com a dança da atualidade.
Pretende trazer para Florianópolis diversos professores do Brasil e de outros países com larga experiência neste estilo de dança, oferecendo cursos para artistas, educadores, profissionais da área da saúde e pessoas interessadas em arte e movimento.
Além dos cursos, teremos atividades como debates, aulões, vídeos, apresentações e Jam Sessions de forma a dar visibilidade a esta dança e tornar o acesso democrático para a comunidade em geral.
Atualmente o projeto oferece também oficina permanente com aulas semanais sob orientação de Ana Alonso, cujo apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes em parceria com as Oficinas de Artes do CIC- FCC permite a gratuidade da oficina.
Contatos: dancacontatoimprovisacao@gmail.com 99576777 (Ana)
PROXIMOS CURSOS:
Intensivo de
Clown & Contato Improvisação
28 de agosto- Sexta
Aula+ Jam-às 19h
29 e 30 de agosto-Sabado e Domingo
intensivo - das 14 às 18h
Onde:
CIC-Sala 46 das Oficinas de Arte da FCC, Centro Integrado de Cultura. Fone : 39532314
Em busca do nosso palhaço contactero!!!
“O palhaço nos propicia a experiência de uma grande variedade de papeis e situações. Estimula-nos a aceitar diferentes realidades e assim, nos ajuda a expandir nossas identidades dissolvendo os limites do ego.”
Anne e Barry Ulanon
Este intensivo propõe brindar algumas ferramentas para a busca do nosso palhaço, a comicidade nata de cada um.
A partir do treino físico do Contato Improvisação, transitar entre alguns princípios do clown, guiados por um corpo maleável e desperto. Sempre prontos para seguir um fluxo de improvisação numa comunicação direta com o meio, nossos companheiros e quem nos observa.
Nas aulas ...
-Jogos e exercícios de aquecimento, desconectar da realidade individual e obter energia para uma sessão criativa, trazer o corpo e a mente para o espaço.
-Jogos de preparação (exercícios criados unindo as duas técnicas), para o momento de improvisar com a pequena mascara.
-Jogos de improvisação, utilizando o nariz vermelho e buscando os características do clown.
Descobrir nosso clown é buscar um estado, um lugar de fácil identificação e riso, onde nossos pensamentos e emoções têm liberdade para surgir do nosso lado mais autentico, menos lógico, sensível, curioso e ingênuo. Características do arquétipo do palhaço, este ser que assume e comparte com generosidade seu ridículo com o mundo.
Duração:
4 horas por aula
Publico
Pessoas dispostas ao movimento e a diversão.
Bibliografia
Jara,Jesus, Los juegos teatrales del clown
Bergson,Henri,O Riso