cursos ministrados

Aulas da Dança Yoga

Consórcio Cultural do Conj. A. Franco e Adjacências.


Blog especializado em Politicas Públicas de Cultura, Ação Cultural, Novas Tecnologias e Cidadania Ativa.

Quarta-feira, 23 de Abril de 2008

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE MAIO – GONZAGÃO 2008

Terças e Quintas, das 16 ás 17h30

Aula de Dança-Yoga.

Professora Iris Fiorelli - Formada em Hatha-Yoga, 2002, Barcelona- ES

Complexo Cultural Gonzagão promove aula aberta da dança-yoga

Marcelo Manzatti, São Paulo (SP) • 5/3/2008 18:14

Com o objetivo de buscar um contato mais próximo da população com duas modalidades de dança voltadas para a melhoria da qualidade de vida, notadamente no campo da saúde física, mental e emocional e no relacionamento interpessoal, o Gonzagão promove duas aulas abertas gratuitas com Dança-yoga no dia 06/03(quinta-feira) ás 16h e com Danças Circulares no dia 07/03, às 19h30.

A prática da yoga é mais difundidada como filosofia ou caminho do que como arte, entretanto, segundo K.S. Yengar, a yoga é uma arte espiritual. A palavra yoga, em sânscrito, significa união, trabalho, aplicação; é um caminho de auto-análise que se pode praticar. Estar presente, observando o próprio estado de presença, fazendo e ao mesmo tempo observando o que esta sendo feito, é uma etapa no caminho da integração. Dançar como o foco na auto- observação, buscar fluidez e consciência no movimento, na respiração, experimentando uma dança mais total.

A ministrante paulista Íris Fiorelli é professora de Yoga, formada pelo Método Shivananda, Barcelona (2003 e 2004). Dedica-se à dança profissionalizante atuando e ensinando desde 1992. Estudou várias técnicas como Balé Clássico, Flamenco, Dança Clássica Indiana, Reeducação do Movimento, Dança Contemporânea e Danças Brasileiras.

Em março de 2007, Íris chega a Aracaju com a Ong “Caravana Arco-íris Por La Paz”, tendo facilitado o contato com a yoga em vários estados brasileiros, para todas as idades, realidades sociais e étnicas. Atualmente, reside em Aracaju e atua também como artista clown na Cia. de Palhaços “O Mínimo”.

Mais informações:

José de Oliveira Santos – Diretor do Gonzagão – 8822-5963 complexogonzagao@yahoo.com.br

Maxivel Ferreira – Diretor-Presidente da Ong Ação Cultural e Coordenador do Encontro de Danças Circulares – 8815-1116 – maxidesigner@hotmail.com.br

www.overmundo.com.br/overblog/a-danca-da-vida

htttp://acaocultural.blig.ig.com.br

tags: cultura-e-sociedade



Fonte:Jornal da Cidade
Lú Spinelli



O Contato Improvisação é uma dança que trabalha o movimento através da comunicação, do jogo e da saúde, respeitando os limites e as necessidades de cada corpo. A dança vai surgindo da relação com o chão, com o espaço, com seu próprio peso e com o peso dos demais. Desenvolve habilidades físicas e perceptivas, refina os sentidos, podendo ir do sutil ao acrobático. A professora Iris Fiorelli é formada em Hatha Yoga, trabalha com Contato Improvisação desde 2005, ensina, organiza encontros e realiza performances por vários estados brasileiros e na Argentina. Começou seus estudos em 1997 com Tica Lemos, a introdutora desta técnica no Brasil, segue seus estudos com diversos professores de diferentes nacionalidades em festivais e workshops. O curso de Contato Improvisação fez parte dos cursos regulares do Studium Danças, sob o comando de Lú Spinelli e foi realizado nos dias 4 e 5. Aguardem o próximo!

Nenhum comentário encontrado.

Seja o primeiro(a) a comentar. Clique aqui para comentar










FLORIANOPÓLES
Entrando em Contato é um projeto de difusão, formação e intercâmbio da dança de Contato Improvisação e práticas afinadas com a dança da atualidade.


Pretende trazer para Florianópolis diversos professores do Brasil e de outros países com larga experiência neste estilo de dança, oferecendo cursos para artistas, educadores, profissionais da área da saúde e pessoas interessadas em arte e movimento.

Além dos cursos, teremos atividades como debates, aulões, vídeos, apresentações e Jam Sessions de forma a dar visibilidade a esta dança e tornar o acesso democrático para a comunidade em geral.

Atualmente o projeto oferece também oficina permanente com aulas semanais sob orientação de Ana Alonso, cujo apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes em parceria com as Oficinas de Artes do CIC- FCC permite a gratuidade da oficina.

Contatos: dancacontatoimprovisacao@gmail.com 99576777 (Ana)



PROXIMOS CURSOS:





Intensivo de

Clown & Contato Improvisação

28 de agosto- Sexta

Aula+ Jam-às 19h

29 e 30 de agosto-Sabado e Domingo

intensivo - das 14 às 18h

Onde:

CIC-Sala 46 das Oficinas de Arte da FCC, Centro Integrado de Cultura. Fone : 39532314



Em busca do nosso palhaço contactero!!!



“O palhaço nos propicia a experiência de uma grande variedade de papeis e situações. Estimula-nos a aceitar diferentes realidades e assim, nos ajuda a expandir nossas identidades dissolvendo os limites do ego.”

Anne e Barry Ulanon



Este intensivo propõe brindar algumas ferramentas para a busca do nosso palhaço, a comicidade nata de cada um.

A partir do treino físico do Contato Improvisação, transitar entre alguns princípios do clown, guiados por um corpo maleável e desperto. Sempre prontos para seguir um fluxo de improvisação numa comunicação direta com o meio, nossos companheiros e quem nos observa.



Nas aulas ...

-Jogos e exercícios de aquecimento, desconectar da realidade individual e obter energia para uma sessão criativa, trazer o corpo e a mente para o espaço.

-Jogos de preparação (exercícios criados unindo as duas técnicas), para o momento de improvisar com a pequena mascara.

-Jogos de improvisação, utilizando o nariz vermelho e buscando os características do clown.

Descobrir nosso clown é buscar um estado, um lugar de fácil identificação e riso, onde nossos pensamentos e emoções têm liberdade para surgir do nosso lado mais autentico, menos lógico, sensível, curioso e ingênuo. Características do arquétipo do palhaço, este ser que assume e comparte com generosidade seu ridículo com o mundo.

Duração:

4 horas por aula

Publico

Pessoas dispostas ao movimento e a diversão.

Bibliografia

Jara,Jesus, Los juegos teatrales del clown

Bergson,Henri,O Riso



QUARTAS DE CONTATO
Aulas de Contato Improvisação em Junho
Ultimo encontro, do semestre!
Dia 16 de junho, quarta feira
Das 15h às 17h
Onde: Academia de Yoga / Rua Senador Rollemberg, 696. São José. 3214-4408 / 9121-0101

Um espaço maravilhoso, com chão de madeira,nos convida a rolar!
Valor: R$ 15,00
Mais informações: 99744358


A Cia. O Mínimo...Tem o prazer de convidar...







Oficinas com



Julieta Zarza (Argentina) e Camillo Vacalebre ( Itália) e JAMS de Contato Improvisação!











Contato Improvisação-Dias 3 e 4 de julho da 14h às 16h



Palhaço-Clown-Dias 3 e 4 de julho das 16h30 às 18h30



SABADO E DOMINGO







Teatro Lorival Batista-Aracaju



Rua Laranjeiras c/ Avenida Rio de Janeiro-tel:(79) 31797551 e 31797551



Cia O Mínimo, tel: (79) 99744358 e 99335726



Valores: R$ 35,00 cada oficina e R$ 50,00 jornada completa.











Sobre as oficinas...











Contato Improvisação







O Lugar Onde O Movimento É











“Nenhum floco de neve cai no lugar errado” (Ditado Zen)







Neste workshop aprenderemos a deixar que cada dança se torne o lugar intimo e seguro para explorar nossas potencialidades. Estreitaremos o vinculo com a força de gravidade e focaremos nas nossas sensações e percepções. Integraremos imagens anatômicas, informações táteis e experiências cinestésicas. Investigaremos força e contra-força, compressão e tensão, trajetórias ascendentes e descendentes, espirais, equilíbrio vertical e horizontal, desequilibro, acelerações, quedas, vôos baixos e aterrissagens. Praticaremos elementos fundamentais do Contato Improvisação e mergulharemos no jogo de negociação contínua de estados energéticos, trocas de peso, pontos de apoio e dinâmicas de movimento. Envolvidos e sustentados pelo espaço esférico atingiremos nossos limites dançando com eficiência e leveza.



























CLOWN



Oficina



Ser palhaço é praticar o presente...



...se entregar ao vazio, se surpreender, não parar nunca de buscar.



É tentar ingenuamente ser amado. É rir e deixar os outros riam de nós mesmos.



Abandonar nosso sentido comum, para transitar serenamente na vulnerabilidade, na fragilidade, na sensibilidade e na exposição, indo ao encontro com os outros.



-Aproveitar o fracasso e os erros como matéria prima fundamental-



Estar com os sentidos acordados e com prontidão para deixar aos impulsos mais verdadeiros fluírem, juntando nossa imaginação, emoções e corpo na ação.



Ser palhaço finalmente é uma desculpa para dizer verdades, para denunciar a nossa ridícula condição humana, nossos risíveis comportamentos, nossa absurda humanidade acreditando que rindo deles podemos aceita-los, e transformá-los se necessário.



A técnica do clown trabalha com a presença cênica, com o improviso, o contato direto com o publico, (a triangulação), o estado de vazio, a escuta do parceiro, com a manipulação de objetos, com o ritmo, e principalmente com o universo pessoal de cada individuo.



O palhaço ou clown reside em cada um, não é um personagem que se cria.



Através da técnica conseguimos descobri-lo, revelá-lo, desenvolvendo o universo lúdico criativo pessoal único e particular de cada pessoa, entrando num caminho de auto-conhecimento profundo de forma leve e divertida.



Neste seminário abordaremos os princípios fundamentais desta arte.



Será apresentado o contesto teórico e histórico, mais o seminário terá foco principal na pratica.



Público: adultos, (não precisa ter conhecimento prévio).



























Sobre os professores...











Camillo Vacalebre (Napoli, 1965)







É professor da Técnica Alexander, diplomado pelo ATCA – Alexander Techniek Centrum Amsterdam, e membro da ABTA - Associação Brasileira da Técnica Alexander.







É coreógrafo e dançarino, diplomado em 1994 pelo CNDO/EDDC (Centro Europeu pelo Desenvolvimento da Dança), departamento de dança do Instituto Superior de Artes em Arnhem (Holanda).







É diretor da Caravana Bom Selvagem - Companhia Culturofágica Performática Dançante, que estreou, em 2009, no Festival Internacional da NovaDança, em Brasília, com o espetáculo Máquina da Felicidade #1.







Dança Contato Improvisação desde 1989. Ensina e dissemina Contato Improvisação há mais de 15 anos, em instituições acadêmicas, centros independentes e festivais no Brasil e no exterior (Itália, Dinamarca, Argentina e Alemanha).







Em Brasília, de 1998 a 2003, ministrou cursos de Contato Improvisação, no Núcleo de Dança da UnB, no Centro de Dança do DF, na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, na UnB (extensão, IdA-CEN) e em outros espaços particulares. Coordenou também o projeto Brasília em Contato - Contact Jam Quinzenal e Contato Improvisação: Inclusão na Dança. no Espaço Cultural 508 Sul e no Centro de Dança do DF.







Foi beneficiado com recursos do FAC (Fundo de Arte e Cultura do DF - Secretaria de Estado de Cultura do DF) em 2002 e 2003 para os espetáculos “Retrato de Homem Velado” e “Casa dos Rapazes” e, em 2010, para o projeto “DisseminAÇÃO Com Tato”.







Foi professor titular da Faculdade de Artes Dulcina De Moraes de 1998 a 2002.







Foi professor substituto do departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB, IdA-CEN) em 2003.







Participação em eventos:



1996



o Festival Dancing Cities / TransForm Project - Copenhague, Dinamarca.



o E.C.I.T.E. (Conferência Européia dos Professores de Contato Improvisação), Bretton Hall, Inglaterra.



1997



o E.C.I.T.E. (Conferência Européia dos Professores de Contato Improvisação), Bressanone, Itália.



o C.I. 25, Oberlin, EUA, evento de comemoração dos 25 anos do Contato Improvisação;



o C.I. 25 Anos BSB, Brasília, evento de comemoração dos 25 anos do Contato Improvisação.



2001



o Encontro de Criadores e Coreógrafos - Projeto Zona Z - Festival da Nova Dança – Brasília;







2002



o 3° Festival Internacional de Contact Improvisation, Buenos Aires. Professor convidado.



2003



o Festival Internacional da NovaDança - Encontro de Criadores e Coreógrafos – Brasília;



o 4° Festival Internacional de Contact Improvisation, Buenos Aires. Professor convidado.







2004 a 2007



o Curso de formação para professores da Técnica Alexander, no ATCA – Alexander Techniek Centrum Amsterdam, Hollanda.







2009



o Festival Internacional da NovaDança, Brasília.



Apresentação da coreografia Máquina da Felicidade #1.



o Iº Festin Mundial de Contact Improvisation, Buenos Aires.



Professor convidado.



o Iº Festival Internacional Transformando pela Prática, Florianópolis.



Professor convidado.







2010



o Contact in Rio, Rio de Janeiro.



Professor convidado.



o II Encontro Internacional de Contato Improvisação, São Paulo.



Professor convidado.



o Brasília Outros 50 Anos, Brasília.



Apresentação da performance Simplesmente C.I.!







2010 – Eventos em agenda







Professor convidado







o Grupo de Estudos de Contato Improvisação, Juiz de Fora.



o Festival Internacional de Contato Improvisação. Salvador.



o São Paulo em Contato. São Paulo.



o International Contactfestival, Freiburg



o Casina Settarte Summer Workshop.



o IIº Festin Mundial de Contact Improvisation, Buenos Aires.



o IIº Festival Internacional Transformando pela Prática, Florianópolis.







www.disseminarcontato.blogspot.com



































JULIETA ZARZA-Argentina











Intérprete criadora e multidisciplinar. Julieta Zarza é argentina e trabalhou na Espanha, Chile, Bolívia, Peru, Argentina e Brasil, onde mora desde 2007.



Nascida em Mar del Plata Julieta estudou dança, teatro, direção teatral, percussão e canto. Ademais investiga a mais de 10 anos técnicas circenses especificando-se no clown teatral. Como encenadora tem criado espetáculos resultado de pesquisas sobre as culturas americanas originarias a presencia africana na cultura rio-platense e o papel da mulher na sociedade. Sempre com o objetivo de divulgar e conectar a cultura latino-americana através da arte relacional e educação vivencial. Tem experiência como interprete em dança, circo, teatro, música performance e cinema, TV e publicidade.



Atualmente mora em São Paulo, trabalha como arte -educadora, no programa Fábricas de Cultura, integra o grupo de palhaços e improvisação: “Parisada”, trabalha como convidada da companhia e circo-teatro: “Ares” , e do grupo e palhaço e meio ambiente “Os sustentáveis”.Também ministra cursos de palhaço, improviso cênico, improviso no tango -dança e continua estudando e pesquisando as potencialidades do improviso.















http://julizarza.blogspot.com/











Organização:



Cia. O Mínimo-Projeto Residências Artísticas







Estas oficinas são espaços de estudo, difusão e pratica de técnicas utilizadas pela Cia. O Mínimo. Dento do Projeto Residências Artísticas,as oficinas são o momento de compartilhar saberes, experiências com artistas locais,estudantes e a com a população em geral interessada.Traz a Aracaju profissionais altamente qualificados de outros estados e países, proporcionando um espaço de formação e intercambio artistico entre os participantes.



Tel:79 99744358 e 99335726



www.ciaominimo.com.br





obs.:para quem vem de fora existe a possibilidade de dormir no Teatro Lourival Batista.Existem colchões,duchas e cozinha.Por favor trazer roupa de cama e banho!



Interessados entrar em contato, em breve mandarei mais informações sobre ônibus, valor de taxi da rodoviária ao teatro. Aracaju também possui hotéis e pousadas de diversos preços para quem quiser mais conforto...



Abraço



Iris